Por secretaria, 26 de Agosto de 2019

Dia do Maçom é comemorado com júbilo na Assembleia Legislativa

O Dia do Maçom, nacionalmente, mais uma vez foi comemorado com todas as pomposas homenagens. E no Acre não foi diferente. As comemorações do dia histórico da Maçonaria Brasileira foi realizado no Plenário da Casa do Povo Acreano na manhã do dia 22 de agosto de 2019, com a presença maciça de quase todos os maçons regulares jurisdicionados ao Grande Oriente do Brasil-Acre (GOB-AC), e Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (GLEAC). As duas Potências Máxima da Maçonaria Acreana se fizeram presentes com a presença de seus respectivos dirigentes maiores, Eminente Grão-Mestre Osmir D’Albuquerque Lima Filho, e Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora, e também com a presença de seus respectivos Eminentes Grão-Mestres Adjuntos. Pelo GOB-Acre, esteve Celestino Bento de Oliveira, e pela Sereníssima Grande Loja Maçônica do Acre, Francisco Higino da Rocha Maia.

   

            As honrosas homenagens pelo Dia do Maçom na Assembleia Legislativa do Estado do Acre couberam indicação do deputado Manoel Moraes, autor do Requerimento Parlamentar número 96/2019, aprovado pelo Plenário da Casa Legislativa dia 13 de agosto. Manoel Moraes é maçom da Loja-Máter da Maçonaria Acreana, a “Bandeirantes do Acre”, do Oriente de Xapuri, fundada em 3 de janeiro de 1906.

            A Sessão Solene teve caráter histórico e foi presidida pelo deputado Nicolau Junior, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Estiveram presente os deputados Chico Viga, Roberto Duarte, Janilson Leite, Edivaldo Magalhães, Fagner Calegário.

Dentre as autoridades, estiveram presente a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e o vice-governador do Estado do Acre, Major Rocha, maçom jurisdicionado ao GOB-Acre.

O Plenário da Assembleia Legislativa ficou pequeno devido o número expressivo de maçons de ambas potências maçônicas do Acre. Estiveram presente o Past-Grão-Mestre Vanderlei Freitas Valente (GLEAC, 2000-2003, e 2003-2006), e Past-Grão-Mestre José Garcia de Medeiros (GLEAC, 1993-1994). Pelo GOB-Acre, o Past-Grão-Mestre José Augusto, o “Guto”.Esteve presente ainda, o Inspetor Litúrgico da Ordem, João Evangelista Caldas.

Logo após a abertura da justa homenagem pelo Cerimonial da Assembleia, foi cedido a palavra pelo presidente da Casa, deputado Nicolau Junior que de imediato deu boas-vindas a todos os presentes e em seguida, convidou para usar a palavra o deputado Manoel Moraes, autor da homenagem naquele dia.

Em suas palavras, o deputado Manoel Moraes fez seus cumprimentos cordiais e logo versou o Salmo 133, que representa a união sincera de todos os maçons da Maçonaria Universal, o que não foi diferente para o deputado em ver naquele momento, maçons de todos os Graus de ambas Potências Maçônicas do Acre. Antes de finalizar suas palavras, o deputado falou do real significado da tríade Igualdade Liberdade Fraternidade. Finalizou agradecendo a todos e parabenizando a todos os maçons do Brasil de ontem e de hoje. Em seguida, foi ouvido uma salva de palmas ao digno deputado maçom Manoel Moraes.

Em seguida, foi a vez de usar a palavra, a digna prefeita de Rio Branco Socorro Neri, que de imediato, fez saudações às autoridades presentes e parabenizou a todos os maçons pelo Dia do Maçom, e cumprimentos a todas as mulheres ali presentes na pessoa da genitora do Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora, dona Zenaide Zamora, esta acompanhada pela cunhada Laís Macedo Zamora, esposa do mesmo Grão-Mestre.

Em suas palavras, a prefeita da capital disse que é de vital importância a presença da maçonaria em suas ações em prol da maçonaria em Rio Branco, e antes de finalizar sua oratória, cedeu parabéns a todos os maçons pelo Dia do Maçom.

O próximo a usar a Tribuna, foi o Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora, que de imediato, após os cumprimentos às autoridades, historiou a data alusiva ao Dia do Maçom, historiou ainda a essência da Maçonaria Universal e no Brasil e no Acre, com a fundação das primeiras lojas maçônicas no Acre. Antes de finalizar seu discurso, agradeceu a todos e falou de sua imensa alegria e felicidade de ver ali, lado a lado, unidos, maçons de ambas Potências. Após, foi-lhe dirigido uma salva de palmas.

O quinto a usar a Tribuna foi o Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-Acre, Osmir D’Albuquerque Lima Filho, que após cumprimentar as autoridades, historiou o Dia do Maçom e cedeu parabéns à Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre pelo recente Reconhecimento cedido pela Grande Loja da Inglaterra, na pessoa de seu Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora. Antes de encerrar, o Eminente Grão-Mestre Osmir Lima agradeceu ao deputado maçom Manoel Moraes pela iniciativa em homenagear os maçons acreano e por ceder o Plenário da Assembleia Legislativa do Acre para ser o localhistórico da união de todos os maçons acreano e união das duas grandes potências maçônicas. Disse que a “a Maçonaria é uma fábrica de valores do homem moderno”. Finalizou e logo recebeu palmas.

Em seguida foi a vez de usar a Tribuna, o vice-governador do Estado do Acre, Major Rocha, que é maçom, filho do GOB-Acre. No início de sua oratória, depois dos reais cumprimentos às autoridades presentes, parabenizou a todos os maçons pela iniciativa estendida primeiramente ao deputado maçom Manoel Moraes. Falou de sua alegria e felicidade de ali ver a união de todos os maçons do Acre e antes de finalizar sua oratória, disse que se sente à disposição como vice-governador de todos e da Maçonaria Acreana. Também recebeu uma salva de palmas.

Dando seguimento às homenagens ao Dia do Maçom, usou a palavras os deputados Chico Viga, deputado Roberto Duarte (também maçom, filiado à Grande Loja Maçônica do Estado do Acre), deputado Janilson Leite, deputado Edivaldo Magalhães, e deputado Fagner Calegário.

Em seu discurso o deputado Roberto Duarte entregou de forma simbólica ao presidente do “Solar das Acácias”, Valério Lourenço de Araújo, o Diploma da Lei Estadual número 3.503, de 8 de agosto de 2019 que declara o “Solar das Acácias” entidade Utilidade Pública.

Antes do encerramento da Sessão Solene de Homenagem ao Dia do Maçom, foi ofertado pelo Eminente Grão-Mestre do GOB-Acre, Osmir Lima, uma Comenda de Honra ao Mérito ao deputado maçom Manoel Moraes.

A Sessão Solene que teve início às 10h foi encerrada pelo deputado Nicolau Junior por volta das 12h após uma salva de palmas seguido da tiragem de uma foto histórica conjunta de todos os maçons e autoridades presentes.