Por secretaria, 26 de Agosto de 2019

“Fraternidade e Trabalho” comemora 112.º Ano de Fundação

A Augusta e Benemérita Loja Maçônica “Fraternidade e Trabalho”, N.º 3, do Oriente de Sena Madureira comemorou seu 112.º Aniversário de Fundação, com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora e membros do Alto Corpo da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre, e com a presença do Inspetor Litúrgico da Ordem, João Evangelista Caldas, que na oportunidade, fez uma das duas palestras programadas nos festejos natalícios da loja senamadureirense. Estiveram presente ainda irmãos de lojas do Oriente de Rio Branco e de Manuel Urbano.

         Foi extensa a programação dos festejos da loja centenária, fundada em 18 de agosto de 1907 por 21 maçons iniciados em outros Orientes do Brasil e do Exterior. O Venerável Mestre Rogério de Jesus Canizo dirigiu os trabalhos na mais perfeita ordem ritualística e harmonia bem como todos os obreiros da Loja Maçônica jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Acre. Inicialmente, os primeiros festejos tiveram início no Templo antes das palestras então programadas, um luxuoso café preparado pelas cunhadas, tanto pelo aniversário da Loja quanto para homenagear o Dia dos Pais.

            Os festejos da Loja deram-se início na manhã de sábado, dia 17 de agosto com o café da manhã seguido de duas palestras, a primeira proferida pelo Inspetor Litúrgico da Ordem, João Evangelista Caldas, com o sugestivo tema “A presença da Família na Maçonaria e as inteligências múltiplas de Gardner”. Em seguida, foi a vez de palestrar o escritor maçonólogo e historiador José Wilson Aguiar, autor da obra “As Origens da Maçonaria no Acre”, lançada em março de 2019. José Wilson fez um amplo histórico de fundação da Loja aniversariante.

            Após as palestras, usou a palavra o Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora, dizendo-se da sua alegria e felicidade de participar de mais um aniversário de fundação de sua Loja-Mãe.

Após a Sessão Festiva, o Venerável Mestre Rogério de Jesus Canizo ofereceu a todos os presentes, um almoço no Parque das Acácias.