Por secretaria, 16 de Setembro de 2019

GLEAC realiza Soberana Assembleia em Tarauacá

        A Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre - GLEAC, realizou Soberana Assembleia de Equinócio de Primavera no último dia 14 de setembro de 2019 no Augusto Templo da Loja “Libertadora Acreana”, N.º 4, Oriente de Tarauacá. A Soberana Assembleia foi presidida pelo Grão-Mestre, em Exercício, José Cavalcante Damasceno Junior.

          Com a presença dosmaçons que compõem o Alto Corpo da Grande Loja, com a presença de Delegados Regionais, Veneráveis Mestres, Mestres Maçons Instalados, Mestres Maçons, Companheiros e Aprendizes, foi dado início no Augusto Templo da Loja “Libertadora Acreana” mais uma Soberana Assembleia, na qual, contou ainda com presença do Past Grão-Mestre José Garcia de Medeiros (1993-1994). À guisa de registro, estiveram presentes os Delegados Evandro Carneiro Melo (Regional Feijó), José Augusto da Costa Bayma (Regional Tarauacá), Natália do Nascimento (Regional Sena Madureira, Manuel Urbano, e Jordão), Luiz Antônio Vieira da Cunha (Regional de Cruzeiro do Sul), e o Delegado Geral José Eldes das Chagas Teixeira.

       A grandiosa Soberana Assembleia foi aberta ritualisticamente no Grau de Aprendiz e tratou de vários itens previamente programados para serem debatidos e aprovados pelos seus membros. Os Veneráveis Mestres presentes deram certeza do cumprimento de seus deveres em aprovarem as inovadoras medidas tomadas no âmbito do engrandecimento e harmonia da Maçonaria Acreana apresentados que foram na última Soberana Assembleia realizada em Oriente de Feijó, no dia 8 de junho de 2019.

        Após a abertura ritualisticamente determinada, o Grão-Mestre, em Exercício José Cavalcante Damasceno Junior fez convidar a todos - em sentido de ordem e mais puro silêncio e respeito,a assistirem pelos membros do Alto Corpo da GLEACa formação da guarda de honra,ao som do Hino Nacional Brasileiro, a prestarem homenagens devidas ao Pavilhão Nacional, que acabara de adentrar ao Augusto Templo. O Pavilhão Nacional foi levado ao lugar de honra no Oriente.

        Passando a palavra ao Grande Secretário, foi lido o balaústre da última Soberana Assembleia e imediatamente posto em votação, o que foi aprovado sem ressalvas e por unanimidade. 

        Um dos assuntos da pauta da Soberana Assembleia foi a entrega de Título Honoríficos aos Irmãos Arnaldo Teixeira Pinto, José Menezes Cruz, e José Pereira de Araújo.

       Dentre outros assuntos tratados na Poderosa Soberana Assembleia foi a entrega de novos Paramentos Maçônicos aos Irmãos Delegados Regional de Feijó, e Tarauacá, Evandro Carneiro Melo, e José Augusto da Costa Bayma, respectivamente, e também, a apresentação de uma palestra ministrada pelo diretor da Escola da Pesquisas e Estudos Maçônicos, Irmão Alcides Marini Filho, com o sugestivo tema“Visão, Missão e Valores da Escola de Pesquisas e Estudos Maçônicos da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre”. Após a bela palestra proferida pelo Irmão Alcides, o Grão-Mestre, em Exercício José Cavalcante Damasceno Junior fez entrega do Certificado de Agradecimento ao Venerável Mestre Rildo Ribeiro Rezende pela organização da última Soberana Assembleia do Solstício de Verão, realizada no Oriente de Feijó, e ainda, foi entregue um outro Certificado de Agradecimento ao Venerável Mestre da Loja Maçônica anfitriã da atual Soberana Assembleia, Antônio Vieira de Souza.

       Após a circulação da palavra nas Colunas do Sul e Norte, a palavra foi disponibilizada no Oriente, oportunidade em que falaram os Irmãos José Wilson Aguiar, Grande Secretário de Imprensa, Rildo Ribeiro Rezende (Venerável Mestre da Loja Maçônica “Coronel José Plácido de Castro”, N.º 5), Rogério de Jesus Canizo (Venerável Mestre da Loja Maçônica “Fraternidade e Trabalho”, N.º 3), Alexsander Menezes Mendes (Venerável Mestre Loja Maçônica “Acre Cavaleiros de Aço”, N.º 22), e Cosmo Cavalcante de Melo (representando o Venerável Mestre Jaime Fontes Vasconcelos, da Loja Maçônica “Igualdade Acreana”, N.º 2).

       E finalmente, a palavra foi usada pelos Irmãos do Trono. Primeiramente falou o Venerável Mestre Antônio Vieira de Souza, o anfitrião da Soberana Assembleia, que de imediato, deu boas-vidas a todos os Irmãos presentes e ao Grão-Mestre, em Exercício, José Cavalcante Damasceno Junior; disse ainda que foi uma imensa alegria, satisfação e felicidade em poder a Loja Maçônica para servir de loja anfitriã da Poderosa Assembleia Maçônica. Em seguida, usou a palavra o Past Grão-Mestre José Garcia, que disse recordar ao tempo em que era Grão-Mestre e ali esteve. O mesmo Past Grão-Mestre registrou seus votos de felicidades ao Grão-Mestre, em Exercício e o parabenizou pela condução dos trabalhos do momento em substituição ao Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora. Com a palavra, o Grão-Mestre, em Exercício de imediato agradeceu a presença de todos e aos obreiros da Loja Maçônica anfitriã, e expressou um toque de imensa emoção no momento em que ficou à bem da Ordem, oportunidade em que recebeu uma salva de palmas pela atitude exemplar em estar dirigido aquela Soberana Assembleia. Disse ainda que tudo que foi programado foi realizado com a harmonia e ritualisticamente correto. Agradeceu a todos e falou rapidamente dos diversos eventos que a Grande Loja Maçônica vem realizando. E antes de proceder os encerramentos dos trabalhos, ordenou a formação da Guarda de Honra e convidou a todos a assistirem a retirada do Pavilhão Nacional com todas as honras que são devidos à Bandeira Nacional, e ordenou ao Irmão Grande Vigilante Marcelo Moura de Oliveira que procedesse a saudação ao símbolo maior da República Federativa do Brasil. Depois foi feito ritualisticamente o encerramento dos trabalhos.