Por secretaria, 13 de Agosto de 2019

“Solar das Acácias” recebe título de utilidade pública municipal

A prefeita de Rio Branco Socorro Néri sancionou no Auditório da Prefeitura Municipal de Rio Branco, a Lei número 2.317, de 2 de julho de 2019, que declara de utilidade pública a Associação Beneficente “Solar das Acácias”. O projeto de lei foi de autoria do vereador N. Lima, que esteve presente ao ato.

 

O presidente da entidade Valério Lourenço de Araújo recebeu das mãos da prefeita de Rio Branco Socorro Neri a Lei Municipal 2.317/2019 que declara como utilidade pública a Associação Beneficente “Solar das Acácias”, um louvável reconhecimento social pelos mais diversos trabalhos de assistência e assistência em prol dos mais necessitados.

Logo após a sanção da lei municipal, uma via de igual teor foi entregue sob intensa saraivada de palmas ao presidente Valério Lourenço, que esteve acompanhado pela sua esposa Aline da Silva Bastos, assistente social, e pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre Fernando Álvares Zamora, que também esteve acompanhado pela sua esposa dona LaizMacedo Zamora. O vereador N. Lima também se fez presente ao ato de entrega da lei, marcando assim, todos, um momento histórico para o “Solar das Acácias” bem como, um momento histórico das inúmeras atividades que vem sendo desenvolvidas pela Maçonaria Acreana.

A solenidade no muito prestigiada pelo Executivo Municipal com a presença de inúmeros secretários e diretores da prefeitura bem como, o Alto Corpo da Sereníssima Grande Loja, além da imprensa e grande parte da sociedade rio branquina.

Logo após a sanção da lei municipal, foi a vez dos discursos de reconhecimento das atividades sociais e beneficentes prestados pelo “Solar das Acácias” executado pelo seu presidente Valério Lourenço, que na oportunidade disse que a entidade por ele dirigida, tem dado grandes contribuições sociais em Rio Branco bem como em outros municípios do Acre. Antes de encerrar suas palavras de agradecimento, ressaltou Valério da sua alegria de ver o reconhecimento do “Solar das Acácias” pelo Poder Público.

Em seguida foi a vez do Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora que também expressou sua imensa alegria em estar dirigido com toda a sabedoria que lhe foi concedido pelo Grande Arquiteto do Universo. Inicialmente o Grão-Mestre agradeceu a prefeita de Rio Branco por sancionar a lei e disse ainda, o que vem a ser a Maçonaria Universal e finalizou parabenizando ao Executivo Municipal, ao vereador N. Lima e agradeceu aos inúmeros maçons ali presente, um expressivo número, algo em torno de 90 entre membros do Alto Corpo da Grande Loja, veneráveis mestres, aprendizes, companheiros, mestres, DeMolay, enfim, um grande número de cunhadas e servidores da Casa do Executivo Municipal.

O próximo a discursar foi o vereador N. Lima, autor do projeto de lei. Inicialmente, depois dos cumprimentos às autoridades ali presentes, o vereador disse que estar feliz em ver seu projeto de lei sendo sancionado pela prefeita Socorro Neri. Agradeceu ainda ao Sereníssimo Grão-Mestre por estar dirigindo a Maçonaria Acreana e antes de encerrar seu discurso, o vereador N. Lima disse que estar sempre à disposição para outras demandas para com a Maçonaria e também para a sociedade de Rio Branco.

A última a discursar foi a prefeita de Rio Branco Socorro Neri. Inicialmente deu boas-vindas a todos nomeando-os seus nomes e cargos assumidos. A prefeita disse de sua alegria e honradez em estar recebendo a Maçonaria Acreana na Sede do Executivo Municipal e também estar sancionando a lei municipal. Falou ainda que não é daquele momento que a mesma tem saber das atividades que a Maçonaria Universal vem fazendo na sociedade acreana, no Brasil e em diversos países. Que sua visão em torno da Maçonaria é cada vez mais louvável em prol da melhoria e engrandecimento do Homem.

Antes de encerrar suas palavras disse que em sua missão como gestora maior da municipalidade, a presença de um sem número de maçons em sua administração tem lhe dado segurança e honra em todos os atos administrativos em sua gestão por eles tomadas, e que se sente bastante segura que todos os maçons, servidores do Executivo Municipal, todos os secretários e diretores por ela nomeados, dão à cada dia, em seus atos públicos, verdadeiros exemplos de honestidades com o trato da atividade pública. Parabenizou a todos então.

Antes do encerramento, foi feito a entrega pelo Sereníssimo Grão-Mestre Fernando Álvares Zamora do livro As origens da Maçonaria Acreana, de autoria do historiador José Wilson Aguiar, e em contrapartida, a prefeita Socorro Neri também ofertou ao Sereníssimo Grão-Mestre um exemplar do livro Grafite, que registra em suas páginas a arte gratifeira de jovens nas ruas da cidade de Rio Branco.

 

No selecionamento específico para atendimento médico, couberam auxílio das “Cunhadas da Templários”, do Oriente de Rio Branco, da assistente social Aline da Silva Bastos, esposa do presidente do “Solar das Acácias”, Valério Lourenço de Araújo, que também é o Grande Secretário de Relações Interiores da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre, além do apoio de outras cunhadas e de irmãos que ali prestaram serviços humanitários, como membros do Alto Corpo da GLEAC e de maçons da Loja “Plácido de Castro”, N.º 6, sediada em Feijó.